Este é um assunto bastante delicado e acredito que seja também polêmico, pois iremos tratar de uma palavra bastante divulgada na mídia atualmente, ética.
É muito bonito falar em ética, em respeito, principalmente quando falamos dos outros, de outras empresas. Responsabilidade social, ambiental. São termos atuais e bem divulgados.
Mas o que é ser ético? Eu sou ético? Você é ético?
Deixemos as respostas na vida particular para depois e falemos sobre a ética nas empresas. Você é ético na sua empresa?
Tantas vezes falamos de ser ético. De termos ética. E nem mesmo sabemos o que é isso. Segundo o dicionário, ÉTICA é ciência da moral, moral ou ainda disciplina filosófica que tem por objeto os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
O médico deve ser ético e não sair contando aos quatro cantos as doenças diagnosticadas por ele, sobre seus pacientes. O advogado deve ser ético e guardar segredo sobre as ações dos seus clientes. E assim, será em todas as profissões.
Voltando então à empresa, você costuma dizer na rua como está ruim a situação da empresa na qual trabalha? Você fala mal dos seus colegas de trabalho? Você acredita que seu chefe não tem competência para estar no cargo que ocupa, e diz isso a todos? O que você escuta dentro da empresa, você divulga fora dela?
Se você respondeu SIM a todas as perguntas, você não é um funcionário ético. Mas, ainda assim, podemos fazer a seguinte pergunta, o que é fazer o “bem” e o que é fazer o “mal” nas empresas? Se eu luto por uma promoção, e estou concorrendo com o meu colega, não é justo eu querer mostrar serviço ao meu chefe?
Sim, é justo e você deve se empenhar para que isso ocorra. Lembre-se, porém, que não é ético “fazer de tudo” para conseguir a promoção. Faça sua parte bem feita, e o resultado aparecerá. Se sua relação com a empresa não está boa, procure mudar. Ou de atitudes e pensamentos, ou de empresa.
Seja sempre ético, acima de tudo!