Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Competências Importantes


Em um mundo competitivo e em constante evolução, além da educação formal adquirida através dos cursos de aperfeiçoamento, técnicos e universitários, é requerido cada vez mais dos profissionais contemporâneos ter competências que permeiam o tão conhecido “CHA” (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Conhecimento –Saber   
Habilidade – Saber fazer
Atitude – Querer fazer

Ao mesmo tempo em que o profissional necessita possuir diversas capacidades e possuir uma visão holística, é requerido também que este mesmo profissional se destaque dos demais em algum aspecto.

Listo abaixo algumas competências criticas interessantes que solicitaria para qualquer cargo, empresa ou ramo de atuação.

Auto-motivação: Capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário, encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra com diversos propósitos.

Bom humor: Arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver. A alegria e o bom humor nas relações de trabalho abrem portas e geram oportunidades.

Produção de conhecimento: Capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos à sua profissão, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular.

Liderança: Capacidade de influenciar pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe.

Relacionamento Interpessoal: Capacidade de se comunicar com as pessoas em geral, de forma eficaz, conviver bem, manter um bom clima no ambiente organizacional. O relacionamento interpessoal gera o tão falado networking e consequentemente maior produtividade. O trabalho atualmente e’ cada vez mais realizado em grupos e, ter boas relações, faz fluir os processos.

Criatividade: Capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, reinventar métodos, ferramentas, sistemas, produtos, formas de trabalhar e melhorar os processos.

Capacidade de sonhar: Exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. É manter um sonho desejado e através de ações tangíveis (metas) fazer que o desejo torne-se realidade através de ações, esforços, trabalho, imaginação, persistência e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário